quarta-feira, 9 de maio de 2007

Beber uns copos e depois fazer um convite


O que eu não consegui compreender no meio do alvoroço criado foi a voz grossa do presidente do sindicato dos jornalistas, essa figura às vezes boba que de vez em quando aparece como o salvador da classe.Se há pessoas na política por quem tenho consideração e estima é pelo presidente da Câmara de Almeirim José Sousa Gomes. Porque é um Homem bom e humilde. E a minha admiração por ele não é de hoje. É desde o dia em que o conheço. Estou por isso à vontade para escrever que ele deve provocar urgentemente uma pequena revolução na CULT, da qual é presidente, correndo o risco, se o não fizer rapidamente, de comprometer o seu prestígio e a sua honorabilidade. Assim como deve remodelar o seu gabinete, na autarquia de Almeirim, de forma a não cometer deslizes como o mais recente que foi convidar jornalistas a escreverem sobre o seu concelho para que os melhores textos tivessem depois um prémio envenenado.
Não tenho dúvidas sobre a sua inocência. Prova-o o pedido de desculpas que fez logo a seguir à saída da notícia e às reacções que não se fizeram esperar. Não é normal ouvir um político a pedir desculpas. Sousa Gomes bem podia ter inventado outra razão qualquer para esconder a face nesta situação caricata.
Nas barbas do presidente do sindicato existem dezenas ( ou serão centenas ?) de jornalistas de renome ligados a órgãos de dimensão nacional de grande prestígio que fazem o que muito bem entendem sem que sua excelência levante a voz e tenha uma palavra de apelo ao bom senso. No mínimo ao bom senso. Dou um exemplo que é gritante: a excelente revista da CCDR-LVT, um organismo do Estado, tem uma redacção composta pelos jornalistas mais prestigiados ligados a outros tantos órgãos de informação prestigiados como é o caso de Ana Sousa Dias da RTP e Fernanda Câncio do DN ( só para citar dois nomes mais mediáticos). Isto não é mais grave para o prestígio da classe que um inocente convite do presidente da Câmara de Almeirim que, nesse dia, devia ter alguém no seu gabinete que bebeu uns copos?
De todas as vozes chocas que se levantaram contra o presidente da Câmara de Almeirim só cito a do presidente do sindicato dos jornalistas. Mas é certo que outras vozes se fizeram ou ainda se vão fazer ouvir. A maioria serão com certeza vozes chocas de galos arrufados.

Sem comentários:

Enviar um comentário