quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O jogo das damas e a água no vinho


Foi graças ao jogo das damas que conheci pessoas importantes na minha aprendizagem da vida como foi o caso do poeta almeirinense Francisco Henriques (um dos maiores estudiosos portugueses do jogo das damas), e um Senhor de apelido Santos, um retornado das ex-colónias cuja memória já desapareceu da terra para onde veio viver os últimos anos da sua vida.Um tipo chamado Jonathan Schaeffer, natural do Canadá, desenvolveu um software que pratica o jogo das damas na perfeição. Quer isto dizer que uma partida de damas entre dois jogadores, que tenham acesso àquela inteligência artificial, acabará sempre empatada.
Fiquei a saber, por causa desta notícia, que há 500 triliões de posições possíveis das 24 peças do tabuleiro, entre outras curiosidades que não interessa falar agora.
Foi com este último adversário do jogo que, ainda bem jovem, aprendi a perder. É verdade. Nem eu, nessa altura, sabia o que era isso de aprender a perder. Foi com a experiência que ficava de cada partida que jogava com ele que aprendi a perder. Depois de me ter ensinado a jogar tudo o que tinha para ensinar comecei a ganhar-lhe. Como as nossas disputas eram sempre observadas como uma luta de galos, ele ficava tão envergonhado com as derrotas que queria sempre jogar mais um jogo. Como era um prático a cabeça dele aguentava jogar toda a tarde. Eu, mais jogador de estudo e táctica, a partir do décimo jogo já só fazia asneiras. Nem por isso, quando aprendi a perder, eu me negava a jogar mais um jogo, e depois mais outro, logo a seguir ao pequeno campeonato do qual saia vencedor. Como é evidente o crédito que angariava na assistência por lhe ganhar a partida, depois já não chegava quando começava a cometer asneira da grossa e ele ganhava quase todos os jogos que disputávamos a seguir.
Foi quando venci essa vergonha de ser gozado pela assistência, numa situação que eu próprio deixava criar, para que o meu mestre não saísse sempre humilhado da contenda, que percebi o quanto é valioso este sentimento de entregar a vitória ao nosso adversário se com isso não perdemos nada de relevante.
Esta lição é dos meus 18 anos quando a maioria dos meus colegas de escola já estudava na universidade ou trabalhava numa qualquer profissão. Nessa altura eu ainda trabalhava para a família e pouco mais sabia de um ofício que misturar água no vinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário