quarta-feira, 22 de julho de 2009

Onde é que está a notícia ?


A verdadeira notícia desta semana não é a recandidatura de Pedro Ribeiro nas listas do PS à Câmara de Almeirim. Toda a gente palpita que Pedro Ribeiro é o candidato natural à sucessão de Sousa Gomes. Se não for é que será de admirar. Para mim a notícia é o estado de saúde de Francisco Leonor, o conhecido homem das antiguidades da cidade que, segundo sei, está a regressar de um período de internamento no hospital. Toda a gente da cidade a quem perguntei por ele nestes últimos tempos tinha uma história para contar do Senhor Leonor.
A verdadeira notícia em Tomar não é o facto de haver sete candidatos a presidente de câmara. Para mim a notícia é o regresso de António Paiva à luta pela reconquista do poder pelo PSD e pela vitória do homem que ele chamou para a sua equipa enquanto foi presidente. Na política estes exemplos são muito raros. Quem sai fica sempre a torcer para que os que vêm atrás fechem a porta. Ver António Paiva a defender a continuidade do seu trabalho num projecto de um seu ex-vereador é um sinal de que em Tomar nem todos estão no mesmo saco de gatos.
A notícia em Vila Franca de Xira não é o facto de Maria da Luz Rosinha apagar a luz das casas de banho dos homens quando é a última a sair do edifício da câmara ou, até, a sua confissão de que José Sócrates lhe terá dito que a intenção das quotas para as mulheres foi para proteger os homens num futuro próximo. Para mim o que é notícia é o facto de Rosinha se recandidatar a mais um mandato depois da polémica sobre a revisão do PDM que deixou marcas nas discussões com os agentes locais das várias freguesias. Quando toda a gente da política lisboeta promete segurar a população, e reactivar as tradições nos bairros mais populares, o concelho de Vila Franca de Xira, que já tem cerca de 130 mil habitantes, prepara-se para receber mais trinta mil nos próximos quatro anos. Para mim é aqui que está a notícia. E saber que toda esta gente vai sair de Lisboa ainda me deixa mais espantado.
Para mim a notícia não é o facto do presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, o socialista Joaquim Rosa do Céu, não ter entregue, como devia por questões legais e éticas, a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional depois de ter tomado posse do novo cargo. Notícia para mim continua a ser ele ter dito, na altura, que desconhecia o negócio da transacção de terrenos na zona industrial de Alpiarça em que o pai embolsou uma boa maquia. A gente acredita porque não nos resta outra alternativa mas que é difícil engolir lá isso é. Então o presidente da câmara tem o seu próprio pai a negociar terrenos com o município e não sabe ? Ora aqui está uma boa notícia que continua a merecer actualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário