quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Um exemplo de cidadania


A Dona Luísa Moutinho do Casal do Freixo, em Vialonga, foi à sessão de discussão pública do PDM de Vila Franca de Xira fazer o seu trabalho de casa desfolhando o rol de problemas que afectam os moradores em que ela se inclui com orgulho, há quase meio século.
Numa intervenção cheia de pronúncia, com a memória das matérias escritas em papel quadriculado, mas com os assuntos na ponta da língua, a Dona Luísa Moutinho falou durante cerca de vinte minutos para uma plateia que enchia o auditório do clube desportivo da terra. Embora os casos problemáticos do Casal do Freixo não tivessem nada a ver com o tema da sessão, e os interesses dos munícipes, a verdade é que a Dona Luísa Moutinho marcou pontos.
Senhora presidenta para ali, senhora presidenta para acolá, Luísa Moutinho viu-se em palpos de aranha quando chegou a hora de se dirigir ao vereador Alberto Mesquita, para o qual também levava alguns recados que tinham a ver com a vida difícil de quem mora no Casal do Freixo.
Como lhe deve ter ficado no ouvido, na apresentação dos membros da mesa, que Alberto Mesquita ocupa o cargo de vice-presidente da câmara, a Dona Luísa Moutinho não esteve com meias medidas; dirigiu-lhe a palavra e toca de o tratar por senhor presidente. Não tendo a certeza de que o trato estivesse a condizer com o estatuto do vereador justificou-se dizendo alto e bom som que se ele estava na mesa, que dirigia os trabalhos, ao lado da presidenta só poderia ser o presidente.
A gargalhada na sala foi quase geral. Mas não foi isso que a inibiu de continuar a contar as desgraças do Casal do Freixo que é um lugar desprezado pelos senhores da política que não têm em conta a qualidade de vida de quem lá mora há quase meio século e viu nascer a Vialonga destes novos tempos.
É sobre a gargalhada quase geral que quero falar. Rir faz bem à saúde. Sorrir faz com que o sangue circule melhor nas veias. Uma boa gargalhada pode derrubar uma muralha. Mas há alturas em conta que o povo não sabe do que ri quando ri de si próprio. E foi com essa sensação que eu fiquei quando a Dona Luísa Moutinho chegou ao fim do seu discurso e os membros da Assembleia de Freguesia de Vialonga, que estavam presentes na sala, deixaram de abanar a cabeça e de dizer em surdina “mas o que é que isto tem a ver com o PDM”.
De verdade não tinha. Mas de todas as intervenções que ouvi nas discussões do PDM de Vila Franca de Xira esta foi uma daquelas que mais me encheu as medidas. O resto não foi palha não senhor. Mas ouvi muita conversa rasteira que em nada contribuiu para os problemas do Casal do Freixo e das pessoas como a Dona Luísa Moutinho. Se todos os cidadãos cumprissem a sua parte, como ela cumpriu à sua maneira, outro galo cantaria na organização do nosso território e na preservação de uma certa qualidade de vida que os especuladores imobiliários destroem como quem faz a vindima todos os anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário