quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uma enciclopédia do quotidiano

No dia em que este jornal vai para as bancas, e chega à maioria dos seus leitores, realizamos na Chamusca a entrega dos prémios Personalidade do Ano de 2010. Recupero para esta crónica uma parte do texto que escrevi e li na entrega dos prémios do ano passado.  

Valorizar o mérito devia ser em qualquer lugar do mundo uma coisa normal. Infelizmente não é porque também rareia o mérito na maior parte das instituições que tinham a obrigação de serem os primeiros a dar o exemplo na defesa de certos valores como a justiça, o reconhecimento profissional, cultural e tantos outros.
O MIRANTE com as suas três edições diferenciadas, um diário online e uma editora de livros, ainda é um projecto empresarial pequeno para uma região tão grande e tão rica como a nossa. Mas o caminho que temos vindo a fazer é único não só na região como no país.
É do conhecimento geral que o jornalismo de proximidade é o mais rico em termos de informação e formação mas também é o mais caro do mundo. E nós, dependendo única e exclusivamente da economia de mercado, independentes de qualquer poder político ou empresarial, temos vindo, contra ventos e marés, a impor um projecto de comunicação social que, por fazer a diferença, nos deixa orgulhosos.
Só quem tem a oportunidade de folhear as três edições de O MIRANTE é que pode perceber o nosso esforço em publicarmos matéria editorial que se aproxime o mais possível dos interesses das comunidades de leitores que vão de Abrantes a Vila Franca de Xira. Com o volume de informação que estamos a produzir nesta altura, se a concentrássemos apenas numa edição, teríamos o maior jornal do mundo.
Não é, no entanto, a quantidade de informação que nos interessa levar aos leitores. É a informação diferenciada tendo em conta o público a quem nos dirigimos. Por isso é que, só para dar um exemplo, a edição do Vale do Tejo já tem uma redacção a trabalhar em exclusivo as matérias que interessam aos leitores da zona sul da nossa área de influência.
Quem conquista todas as semanas cerca de duzentos mil leitores, e tem cerca de cinco mil a visitarem diariamente o seu sítio diário, tem um bom pretexto e uma boa razão para organizar uma iniciativa como esta, que pretende premiar o trabalho, a dedicação e o amor a uma região cujos valores e tradições gostamos de partilhar.
Apesar de sermos o país da Europa com menos jornais de referência somos também o país onde os denominados jornais de divulgação nacional pouca importância dão ao que se passa para além das áreas urbanas de Lisboa e Porto; jornais e televisões, e rádios, incapazes de reflectirem o palpitar da vida quotidiana das gentes das cidades e das aldeias da província.
O MIRANTE é um jornal único no panorama da imprensa regional. Pela sua história, pela sua originalidade, pela sua evolução. E não desistimos de conquistar leitores que sintam que têm semanalmente nas suas mãos uma verdadeira enciclopédia do quotidiano.
Elegendo as Personalidades do Ano, promovendo o reconhecimento público de pessoas e instituições da nossa área de influência, cumprimos a missão mais fácil das nossas vidas enquanto profissionais da comunicação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário