quarta-feira, 5 de junho de 2013

João Maurício

Este comentário é da hora do almoço da passada segunda-feira  3 de Junho. O relatório de um colega de trabalho informava que não tinha sido possível chegar à conversa com determinada pessoa porque entretanto tinha falecido um seu sócio. Perguntamos se era o senhor João Maurício e a resposta foi um encolher de ombros.
Chegamos ao local de trabalho, que não o da mesa do almoço, e fomos à procura da notícia. Chegou sem surpresa porque a conversa já o fazia adivinhar; um dos administradores da Naxol, João Maurício, faleceu no passado dia 2 de Abril. Não éramos íntimos mas éramos amigos há muitos anos. A Naxol é parceira deste jornal quase desde a sua fundação. E o Senhor João Maurício era, inclusive, dirigente associativo. A sua morte passou despercebida. Deixamos de o ver nos locais habituais mas nada mudou à face da terra. Nem demos pela sua falta. Como ele provavelmente não daria pela nossa se fossemos nós a morrer de um dia para o outro.
O MIRANTE é um jornal regional com pretensões a ser local desde Mação até Vila Franca de Xira. Há mais de 20 anos que esta mensagem é passada todos os dias a quem trabalha neste jornal seja na redacção, no sector comercial ou administrativo. Temos afirmado a nossa diferença ao longo dos anos mas mesmo assim ainda temos muito caminho para fazer. Dito de outra forma: quando alguém que trabalha num departamento importante desta empresa acha que não é notícia a morte de um empresário que era nosso parceiro e nosso amigo chegamos à conclusão que uma só vida é muito pouco para nos fazermos ouvir nas questões mais importantes.
Como ainda não desistimos, e sabemos reconhecer as nossas limitações, que são muito mais fáceis de resolver que algumas doenças que levam à morte física, fazemos do nosso trabalho matéria para o comentário da semana. É, de certa forma, uma homenagem à memória de João Maurício. Não éramos íntimos nem nada parecido mas o Senhor Maurício era uma pessoa de quem gostávamos e a notícia da sua morte deixou uma amargura que faz doer. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário