terça-feira, 13 de agosto de 2013

Manuel Subtil

Na sexta-feira andei pelas ruas de Tomar de charrete ao lado do presidente da câmara, Carlos Carrão. Conheci o Senhor Vítor Rodrigues, que era o condutor da charrete e um dos empresários que vai desenvolver o negócio, e tomei boa nota da doença que atingiu um jornalista que vive e trabalha em Tomar chamado Manuel Subtil.
Conheci-o há cerca de 20 anos. Há duas ou três situações em que trabalhei ao seu lado que me deram boas indicações sobre o homem tanto quanto sobre o profissional. Sempre que o vejo a trabalhar digo para comigo: este tipo podia trabalhar no nosso jornal. Já não há muita gente que vista assim a camisola. Entretanto soube que tinha adoecido. Na sexta-feira, quando cheguei ao portão da Mata dos Sete Montes, estava ele a começar o seu trabalho. Foi o primeiro a disparar a máquina para registar o acontecimento. Só mais tarde chegaram os homens do gabinete de comunicação da câmara e das rádios locais.
A situação do “Cidade de Tomar”, para o qual trabalha, não é a melhor financeiramente. Segundo consta a empresa editora está em lay-off. Mas o Manuel Subtil não liga a isso. Mesmo diminuído, por causa do problema de saúde, diz com um sorriso que parar é morrer e que o trabalho limpa a alma. Nesse dia a esposa estava por perto. Enquanto ele trabalhava conversamos um pouco sobre a maldita doença que o escolheu. Parece que não é daquelas que se consegue atrasar com medicamentos. Mas não adiantamos muito mais. O Subtil estava ali por perto a trabalhar e mesmo diminuído fisicamente saltava de um lado para o outro. Não ia acompanhar-nos na viagem de charrete pela cidade mas decerto que ia continuar a trabalhar nessa manhã noutros assuntos da agenda.
 Se há pessoas boas no mundo uma delas é o Manuel Subtil. Não é preciso ser seu amigo para gostar dele; ouvi-o centenas de vezes contar os saltos que dava para poder trabalhar, de noite e de dia, para o jornal e para a rádio; para se multiplicar e poder estar em vários lugares ao mesmo tempo.  Manuel Subtil é o verdadeiro jornalista repórter que todos gostávamos de ter na nossa equipa. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário