quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os Decisores do Vale do Tejo

O MIRANTE é um parceiro privilegiado do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Embora a área de intervenção do jornal não chegue a Castelo Branco, somos verdadeiramente respeitados naquela região e o nosso trabalho é apreciado e valorizado. Assim como dantes havia concelhos do Ribatejo a reivindicarem maior atenção e presença dos nossos jornalistas, chegou a altura de sermos publicamente convidados a sairmos do Ribatejo e assumirmos uma edição para a região centro.
É interessante esta relação com as instituições que concorrem, de certo modo, com aquelas que acompanhamos de mais perto, pois é isso que nos permite uma melhor avaliação do nosso trabalho, assim como uma atitude crítica e exigente com os nossos melhores parceiros de proximidade.
Uma coisa é certa: o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem um presidente que faz toda a diferença na dinamização da instituição de ensino superior. Os resultados da liderança de Carlos Maia falam por si mas fica aqui o registo porque é merecido.
O lançamento público do Guia Autárquico editado por O MIRANTE (ver notícia nesta edição) permitiu ouvir algumas vozes de políticos que normalmente não se encontram nos debates nem na discussão de assuntos que deveriam ser mais abrangentes e de interesse regional. O MIRANTE é reconhecidamente um elo de ligação entre todos os concelhos do Ribatejo. O nosso Poder é o da ligação com as populações e com os agentes económicos e socioculturais. Com o nosso trabalho online conseguimos hoje uma visibilidade nacional e internacional para os assuntos da região que dificilmente encontra paralelo em outras organizações. Sabemos da importância do nosso trabalho mas que ninguém nos julgue acomodados; cada vez que elegemos um analfabeto para gerir uma câmara, ou uma freguesia, damos passos atrás; cada vez que o presidente do Politécnico de Tomar, ou de Santarém, fraquejam nas suas convicções, quando as têm, as regiões ficam mais frágeis e à mercê dos decisores que mandam nos gabinetes de Lisboa; e deixamos de andar para trás para cairmos de cu.
O próximo desafio editorial de O MIRANTE é editar um Guia sobre ‘Os Decisores do Vale do Tejo’. Esperemos para ver. JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário