quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Deus com cabelos no coração

Sou, como milhares de portugueses, uma pessoa que sofre da doença da tiróide. Há mais de duas décadas que sei que posso morrer de cancro mas isso nunca me tirou o sono. 
Um dia destes voltei ao médico, velho e com cara de cansado, e percebi que ele agora tem muito menos de um terço dos doentes. Fui lá duas vezes seguidas e das duas vezes o consultório pareceu-me de província. O médico, que eu nunca tinha visto de bata do lado de cá da secretária, passou duas vezes pelo corredor de cabeça baixa para evitar dizer adeus aos doentes. Em compensação a empregada tratou-me pelo apelido e na despedida soletrou o primeiro e último nome. Depois de sair da consulta confirmo o que já sei há mais de 20 anos: vou morrer de todas as doenças menos do problema da tiróide.
O médico e investigador Sobrinho Simões, que recentemente foi considerado o patologista mais influente do mundo, avisou recentemente que estamos a fazer um sobrediagnóstico e sobretratamento em cancros como o da próstata, da mama e da tiróide. Tratamos por excesso, diz ele, acrescentando que não recomenda as análises ao PSA e que é urgente combater os excessos de tecnologia nos tratamentos destas doenças.
Enquanto escrevo esta crónica acompanho pelo computador o estado da minha Nação; quero dizer: abandonei o campo de batalha e estou num retiro a fumar só dois cigarros por dia, a seguir uma dieta rigorosa e a nadar duas horas de manhã e outras duas horas ao final da tarde. Dizem que a boa vida faz bem à saúde. Certamente vou morrer exactamente no dia e na data que já está escrito nas estrelas. Mas morrerei de barriga cheia e não enjoado e azedo como tenho andado nos últimos anos.
NOTA: Esta coisa de escrever para uma página semanal tem as suas vantagens mas são muitas mais as desvantagens. Depois de escrever esta crónica tive notícias terríveis sobre pessoas minhas conhecidas que apareceram com cancro ou foram internadas com aneurismas. Ninguém merece um Natal com este tipo de notícias. Muito menos pessoas jovens que nunca fizeram mal a uma mosca. Se é verdade que Deus existe... o sacana deve ter cabelos no coração!
JAE

Sem comentários:

Enviar um comentário